domingo, 22 de novembro de 2020

O Uso do Blog e das Redes Sociais Na Educação à Distância

A Educação à Distância é algo real que vem sendo debatida constantemente no meio acadêmico. Entre olhares positivos e negativos, há ponderações que transcendem lados.

As plataformas onde os conteúdos são expostos e os canais onde as relações são construídas são alicerces que podem dar uma base sólida na construção do conhecimento dentro dessa modalidade.

Há algumas ferramentas tecnológicas que se transformam em facilitadores na interação aluno/tutor, tão importante na Educação à Distância.

O Blog Como Uma Extensão da Sala de Aula





A utilização dos blogs na educação tem sido objeto de investigação em suas potencialidades (MANTOVANI, 2006). A palavra blog é uma abreviação de Weblog e significa registro eletrônico na internet, em que esses registros podem ser utilizados para a formação do conhecimento e armazenamento de informações contidas na internet.

Segundo Carvalho (2007), os blogs tem potencialidade de múltiplos propósitos educacionais, em diferentes disciplinas e níveis de escolaridade, por se tratar de uma ferramenta flexível. Dessa maneira, a escolha dessa ferramenta permite estimular a participação dos alunos, tornando atrativo os ensinamentos na sala de aula.

Aplicada a Educação à Distância, o Blog pode ser um facilitador ao ser utilizado como uma extensão da Sala de Aula, sendo um ambiente de construção colaborativo. Com ele, o tutor presencial pode criar, ampliar, divulgar, compartilhar ideias e conceitos que podem ser transformados semana a semana, em atividades programadas. Conheça alguns Blogs usados na Educação clicando aqui.

Toda tecnologia cria um novo ambiente e a utilização do blog pode gerar um ambiente propício de aprendizagem, porém ele, por si só, não é o suficiente para alcançar esse objetivo. 

As Redes Sociais Como Facilitadores na Educação à Distância





Muitas vezes o aluno da Educação à Distância não tem disponibilidade de estar na faculdade semanalmente. Entretanto isso não significa, necessariamente, que ele não tem o desejo de participar ativamente das aulas. As inter-relações construídas na EaD são essenciais para o desenvolvimento do aluno. As Redes Sociais são ferramentas importantes que podem ser usadas como grupo de estudos, onde os alunos e tutores podem compartilhar cronogramas, links, materiais e outras mídias que incentivam e norteiam o aluno.

Assista o debate abaixo sobre o tema:



E vocês, o que acham das ferramentas do Blog e das Redes Sociais como Facilitadores na relação aluno/tutor na Educação à Distância?


0 comentários:

Postar um comentário